Peter Drucker, um dos nomes mais importantes do marketing e da administração de empresa, certa vez disse que:
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua.
Muita gente não entendeu o que ele quis dizer na época e muita gente ainda não entende nos dias de hoje.
É fato que Drucker não estava menosprezando as vendas. Também é fato que este não é um conteúdo administração ou sobre vendas. Este é um conteúdo sobre relacionamentos, mas como tudo está interligado, preciso te lembrar que relacionamento é base tanto para a administração quanto para as vendas.
Os gurus dizem que há várias formas de se relacionar positivamente com alguém. Mas eu te desafio a encontrar uma maneira melhor do que as histórias. Contar um história, seja a sua ou a de outra pessoa, é a melhor forma de ilustrar o que você precisa e gerar o interesse na sua audiência. Duvida? Deixe eu te contar uma história…
Em 2016, eu decidi que queria gravar um longa metragem. Sem dinheiro, em uma cidade do interior de Mato Grosso, e sem equipamentos ultra profissionais. Mesmo assim, consegui alguns entusiasmados e, em seis meses, nós gravamos um longa chamado “O Som da Sua Voz”. Algum tempo depois, esse filme foi exibido no cinema e conseguiu uma boa bilheteria. Depois disso, fomos para o YouTube, onde já tivemos quase 40 mil acessos.
Agora você já sabe muitas coisas sobre mim. Sabe que eu sou meio louco, porque quis gravar um filme. Sabe que eu amo cinema e que sou relativamente bom com as palavras, já que eu convenci algumas pessoas de que era possível fazer um filme no interior de Mato Grosso. E sabe que eu não desisto fácil, porque eu não só gravei, como exibi no cinema e consegui milhares de visualizações no YouTube.
Esse é o poder das histórias. Criar relacionamentos. E a base do Marketing é o relacionamento. Se você quer vender de verdade, sem parecer um chato irritante, precisa aprender a se relacionar com o seu cliente em um nível mais íntimo. Qualquer bom profissional sabe disso e pratica, mesmo que nunca tenha ouvido falar em termos com storytelling e copywriting.
Então, só pra fixar, vamos ver a citação completa de Drucker:
O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. Deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível.
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