Segundo dados de uma pesquisa da IdeiaBigdata, as informações publicadas na Internet e nas redes sociais influenciarão a decisão de voto de 43,4% dos brasileiros maiores de 18 anos. Ainda segundo a pesquisa, essas pessoas acessam a internet exclusivamente a partir dos seus telefones celulares.
Para a pesquisa, o instituto ouviu 1.482 pessoas em todo o país, seguindo a uma amostragem representativa de classe social, gênero, faixa etária e região.
Não é de hoje que sabemos que a internet, mais do que nunca, será fundamental para a campanha dos políticos. Tanto que não tem muita gente preocupada com o pouco tempo de TV. A maioria dos candidatos que só tem alguns segundos de tela estão usando esse tempo para chamar seus eleitores para as redes sociais. E a estratégia está dando certo, ao que tudo indica.
Entre os entrevistados, 59,5% afirmaram que pretendem acompanhar nas redes sociais as publicações dos seus candidatos à Presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados, governos estaduais e assembleias legislativas.
Segundo eles, a plataforma preferida é o Facebook, com 58,5% da preferência, seguida do Youtube, com 13,2%, o Instagram, com 11,5%, o Twitter, com 8,9%, o WhatsApp, com 4,8% e, por fim, o Linkedin, com 3,2%.
Essa pesquisa é importante por que mostra que, ao mesmo tempo em que caminha para o futuro, o Brasil da um salto gigantesco para trás. Não sou um defensor cego da mídia convencional, mas tenho ciência de que a internet, em época de política, é terra de ninguém.
As mentiras correm soltas e, com a preguiça assustadora do brasileiro de checar os fatos, o estrago vai ser ainda maior.
Não tem problema algum em acompanhar os políticos nas redes sociais. Muito pelo contrário, isso é até bem recomendável. Mas lembre-se de que, não é só porque ele disse que seja verdade.
Muito pelo contrário. Desconfie de tudo.
Todos nós sabemos que aqueles brasis mostrados nas propagandas eleitorais não são reais, nem para o bem e nem para o mal.
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