Costumo acompanhar publicações de autores independentes. Principalmente os que tem a coragem de se autopublicar em sites como o Clube de Autores e o Perse. E preciso dizer que, salvo raríssimas exceções, o que tenho visto tem me deixado chocado. Há muitas ideias boas. Muitas sinopses que, se bem aproveitadas, poderiam render ótimos livros. Mas quando clico na leitura da amostra, a decepção toma conta do meu ser.
Tenha uma coisa sempre em mente: Se você quer ser escritor, o mínimo que precisa é saber escrever corretamente. Não precisa se transformar no Professor Pasquale, mas as pessoas precisam entender o que você escreve. E não venha me falar do Saramago ou de algum outro escritor que ignora as regras gramaticais. Nenhum deles chegou a fama escrevendo errado.
A máxima é a seguinte: Conheça muito bem as regras para só depois tentar quebrá-las.
Cuidado com a utilização das vírgulas. Elas jamais substituem os pontos finais. Muito pelo contrário. Virgulas em excesso podem transformar a leitura numa grande sessão de tortura. Se estiver na dúvida, use ponto. Frases curtas surtem mais efeito. Sempre. E, é claro, facilitam o entendimento do texto.
Releia, sempre que puder, os seus livros didáticos dos tempos da escola. Você descobrirá que eles guardam informações valiosíssimas que, muitas vezes, são negligenciadas pelo fácil acesso aos corretores automáticos dos softwares de escrita. Se possível, desative todos os corretores quando estiver digitando seus textos.
Saiba a diferença entre Mal e Mau. Aprenda a diferença entre Concerto e Conserto. Tente decifrar os mistérios da utilização do Por Que, Porque, Por Quê e Porquê. E nunca, absolutamente nunca, use a palavra estória. Ela não existe no Português do Brasil. Seja ficção ou realidade, o que você escreve são histórias, com H e I.
Compre um dicionário. Não use a internet para tudo. Você quer viver de livros, não é mesmo? Então comece a confiar neles. Leia todos que puder e aprenda o máximo que seu cérebro permitir. Conhecimento nunca é demais, quando você sabe filtrar o que aprende.
Entre para minha lista VIP e receba os conteúdos mais exclusivos sobre storytelling diretamente no seu e-mail
Junte-se a mais de 3200 pessoas
Sobre o Autor